quinta-feira, 12 de abril de 2012

Conversa de Menina

O Coletor Menstrual



Pesquisando alguma coisa completamente não relacionada ao assunto, o Google (de novo ele) apresentou no meio da pesquisa um link muito curioso para um produto chamado "Miss Cup".
O site oferecia um produto revolucionário e inovador para um problema que aflige as moças todos o meses: a porcaria da menstruação. A grande vantagem do tal produto, o coletor menstrual, é de diminuir a quantidade de lixo produzido, reduzir o custo de material descartável e eliminar irritações e alergias causadas pelos produtos químicos encontrados nos absorventes disponíveis atualmente no mercado.
Achei o produto muito interessante, mas como a colocação é um tanto mirabolante, pesquisei bastante antes de comprar -- e mais ainda após receber o produto. Não muito convencida com os depoimentos do próprio site, fiz minha busca por mais usuárias e ninguém reclamou do produto. Como se isso não fosse recomendação suficiente, somado a todos os fatores ecológicos e econômicos envolvidos, ninguém que já usara o coletor voltara a usar absorventes ordinários novamente (internos ou externos).
Enfim, comprei mas só pude usar no ciclo seguinte e resolvi fazer o post para auxiliar algumas pessoas que tem receio ou adquiriram a pouco tempo o produto.
Em algumas tentativas decidi cortar aquela haste pela metade e depois ainda cortei mais um pouco pois me espetava de tudo que é jeito. Não esqueça que o canal fica para trás e não para cima! Não encontrei muitos problemas na colocação, mas no primeiro dia bateu o desespero na hora de tirar. Se o copinho ficar preso, não se desespere, ele não tem pra onde ir. Fazendo um pouco de força é possível deixar a pontinha aparecendo de novo.  O produto é realmente bastante confortável se colocada corretamente, embora eu tenha sentido que passa bastante umidade se estiver cheio. "Cheio", devo dizer, porque mesmo após deixá-lo oito horas não consegui passar de 1/3 da capacidade do copinho. O tempo máximo de utilização do produto é de 8 a 12 horas, então não precisei trocar durante o trabalho, portanto não sei das peripécias pra lavar e recolocar em banheiros públicos.
Achei a dobra "punch-down" mais confortável, embora algumas vezes o copinho não se abra completamente. No entanto, aprendi que quando isso acontece o copinho se ajeita sozinho (e aberto)  se me deitar um pouco depois de posicioná-lo.
Para retirar, perceba que ele tem umas risquinhas na base. É pra poder agarrar e puxar o coletor. Se apertá-lo e torcer ou pouco libera o vácuo e ele fica solto. Descobri que dobrando o copinho na saída as coisas ficam mais fáceis também.
Este foi a primeira marca que tive contato, mas também há por aí o Meluna, MoonCup, DivaCup, Lunette, todos importados. Até onde sei, o MissCup é o único nacional.
Como eu sempre odiei absorventes externos ou internos, sou pessoa suspeita pra dizer que nunca mais vou usar estas merdas de novo. O aprendizado foi um pouco lento, mas atualmente passo horas sem precisar lembrar do coletor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário