sexta-feira, 28 de setembro de 2012

República Maternal

— Fulano, artista com mais de um trilhão de pageviews na sua fanpage. Fala um pouquinho sobre esse sucesso nas redes sociais pra gente.

— É engraçado essa pergunta. Eu já participava das redes sociais. Mas colocava lá um trabalho e não recebia nada de feedback. Aí comecei a melhorar o nível, deixando a coisa toda mais complexa. Nada. Daí eu fiz uma escultura holográfica 3D em um programa que vai sair no meio do ano que vem no mercado. Ninguém deu um "like". Enquanto isso eu via gente colocando umas garatujas semi-acabadas recebendo centenas de comentários e "curtir" e o caramba a quatro. Umas porcarias mesmo. Dos 2000 amigos dos caras, metade queria mostrar presença com um comentário vazio. Compreendi num momento de iluminação que moro numa república maternal: todo mundo pinta pras mães. E pras mães não precisa de muita coisa, é tudo lindo e perfeito e digno de pendurar no museu. Foi quando eu perdi os critérios. Comecei e enfiar gente na minha lista de amigos, gente que eu nunca vi na vida. E nunca vou ver. Postava o rascunho inicial do trabalho, aquele rafe porco que as pessoas normalmente tem vergonha de mostrar. Comecei a por foto de gatinhos e cachorrinho quando não tinha nada novo pra por. A foto dos bichos aumentou minha popularidade! Aí parti pro repasse de conteúdo duvidoso, tipo aquelas fotos de gente desgraçada dizendo que cada "like" faz a rede doar R$0,10 pro coitado. Atualmente não posto mais nenhum trabalho meu. Foi assim que alcancei os trilhões de pageviews...




Nenhum comentário:

Postar um comentário