quarta-feira, 1 de junho de 2011

Sobre o TutorialHouse




Entrevista feita pelo Eduardo (Eabr).


Muito bem, primeiro de tudo, quem é você? Poderia se apresentar?
Eu sou desenhista ilustradora, meu apelido é gwydionds (gu-í-dionds), mas o pessoal me chama de Gwy (é mais fácil...) 0_0

Porque decidiu criar um grupo?
Percebi que muitos brasileiros tem dificuldades em encontrar tutoriais sobre diversos assuntos ou que não dominam o inglês. A maioria sabe apenas o básico para navegação e postagem de imagem no DeviantArt. Por isso, resolvi agrupar todo o material "garimpado" dentro do DeviantArt e YouTube e reuní-los num grupo com orientações em português. Boa parte dos tutoriais ainda está em inglês, mas sempre que surge a oportunidade, adicionamos tutoriais em português e espanhol.

Do que se trata esse grupo?
O grupo é uma feature, um diferencial do site DeviantArt. Para quem não conhece, é um site para compartilhar arte, ilustrações, poesia, fotografia, etc. Com o sistema de grupos, é possível fazer uma espécie de catálogo de determinado assunto, com links para os trabalhos dos respectivos autores, garantindo que essas galerias sejam visitadas. No nosso caso, o catálogo é  de tutoriais e passo-a-passo (PAP). Lá é possível aprender como fazer pintura tradicional em variados materiais, pintura digital, confecção de mangá/comic/HQ (do rascunho ao letreiramento e impressão),como fazer itens para cosplay, costura, tricô, crochê, origami, como usar alguns editores de imagem e a lista segue adiante.

Qual seu objetivo?
O objetivo fundamental do grupo é simples: auxiliar pessoas com atitude que querem aprender por conta própria. Atualmente temos membros brasileiros, portugueses e também pessoas que não tem a menor idéia do que é o idioma português.

É apenas um grupo ou é algo maior?
No momento, é um catálogo de tutoriais. Também temos uma lista de vídeo-tutoriais e PAPs no YouTube.

Se alguém quiser ajudar, como essa pessoa pode ajudar?
Para sugerir um tutorial a ser adicionado no grupo a pessoa deve participar dele­ -- e ter cadastro do DeviantArt. No entanto, sempre que encontro material, peço autorização do autor para adicioná-lo a lista.

Onde fica localizado esse grupo?

Alem de você, quem mais participa na administração, moderação e etc?
Tenho dois colaboradores, o Ítalo (italofc), para assuntos gerais e Eduardo (Eabr) para tutoriais de animação.

Qual sua visão do grupo no futuro?
 Ficaria muito feliz em ter mais tutoriais em português. A maioria se vira lendo o material em inglês, mas alguns termos técnicos são enganadores quando a pessoa não domina bem o idioma. Acredito que com o tempo, surgirão mais tutoriais caprichados nos dois idiomas, para agradar a todos.

Para finalizar, o que gostaria de acrescentar?
Apenas que... busquem conhecimento.
Com a internet aí, só não aprende a desenhar (pintar, arte-finalizar, escrever roteiro, confeccionar roupa de ET, etc.) quem não quer. É possível encontrar tutorial de qualquer mídia doida que se quiser aprender. Se não estiver convencido, dê uma olhada na galeria do TutorialHouse. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário