segunda-feira, 18 de julho de 2011

Como saber se estou cobrando certo?

Planilha de Cobrança


Fiz uma planilha no Google Docs para calcular o valor de custo de produção de imagem. Basicamente, é o seu custo de vida, o mínimo pra viver, com alguns fatores que devem ser considerados na hora de calcular/negociar.
Clique para acessar o Google Docs
Copie e cole o conteúdo da planilha em outra planilha do Google Docs, pois esta daí é uma amostra e não pode ser editada. Dá pra fazer download em formato do Excel e OpenOffice também.

Como funciona?

Primeiro, preencha todas as despesas mensais. Se quiser, pode adicionar linhas e colocar mais categorias. Inclua até mesmo as despesas pagas anualmente, como impostos, renovação de domínio e host (no meu caso), etc. Some os valores deste tipo, divida por 12 e você terá uma idéia de quanto isto custa por mês.

Observe bem que incluí um item chamado "poupança". É quanto você vai reservar desse dinheiro pra possíveis emergências: doença, cirurgia (anestesia é paga a vista), reforma, visita da sogra, acidente, gravidez... Não estou exagerando, todos somos seres vivos e podemos sofrer qualquer eventualidade e se não estivermos preparados vamos passar por privação. Como sou paranóica (isso fica bem claro nas categorias da tabela), coloquei poupança, previdência, seguros e plano de saúde, para estes acidentes de percurso.

A cobrança mínima já é calculada por hora, dia e semana, considerando: 20 dias por mês (dias úteis num mês em média), 5 dias por semana e 6 horas por dia. Caso queira aumentar (ou diminuir) este tempo é preciso alterar a fórmula da planilha.

A essência desse cálculo é simples de entender. Se cobrar menos que seu valor mínimo, vai sobrar mês no seu dinheiro. Se cobrar muito mais, pode lucrar uma vez, mas provavelmente não tenha tanta sorte com o mesmo cliente.

Não revele o seu método de cálculo! Essa é a parte que o cliente não precisa nem saber como é realizada.


O roteiro



De preferência, peça que o cliente faça o pedido por escrito, com tudo o que ele tem em mente. Pode ser um e-mail ou nota (aqui do DA), mas que você possa ler a solicitação e se preservar.

1. Calcular tempo e materiais necessários.

Você, que desenha, sabe que não é só um desenhinho. É neste momento que você vai calcular o tempo que vai precisar pra fazer o trabalho e que mídias vai usar.

Uma coisa que algumas pessoas não se dão conta é de incluir o tempo de pesquisa. Por exemplo, o cara pediu um fanart cabeludo de um anime que você nunca viu na vida. Isso vai exigir que você pesquise, procure imagens, leia um pouco sobre o personagem, assim por diante. Usei um exemplo típico de comissão do DA, mas poderia ser uma ilustração técnica de um feneco ou um ornitorrinco, o que necessitaria de uma pesquisa ainda mais apurada. Portanto, considere de 1~2 horas de pesquisa, dependendo da dificuldade do trabalho.

Se vai gastar aquelas aquarelas ou copics importadas ou usar o Photoshop, SAI, Open Canvas, no produto final pode não ter tanta diferença quanto ao tempo de execução, mas quanto ao custo sim. Então, considere isto ao calcular os seus valores. Acho justo se você quiser estipular um percentual fixo por mídias tradicionais, já que essas coisas são bem caras.

Já sabendo que você leva x horas pra concluir o trabalho, acrescente de 10 a 20% a mais de horas, caso ocorra algum imprevisto ou atraso no seu planejamento.
(Continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário