quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Comentários

Feedback

Como fazer comentários úteis eficientes


Você certamente já fez algo que deu trabalho e do qual ficou muito orgulhoso. Um eventual comentário "ficou massa" ou "belo trabalho" pode deixá-lo com o ego ainda mais inflado, mas será que isso contribui para seu crescimento como artista (ou profissional) ? No que isso é diferente da sua mãe/tia/avó achando tudo que você faz uma obra de arte?
Cada pessoa tem sua bagagem cultural e interpreta as coisas de forma diferente. Se o seu objetivo é passar uma mensagem aos outros, é de extrema importância ouvir/ler as impressões que as pessoas tem sobre seu trabalho. Sejam boas ou ruins, pois assim você entende se está no caminho certo.

Da mesma forma, você pode contribuir para o aprimoramento dos colegas, elaborando comentários úteis, produtivos e eficientes.

Primeiro, você deve ressaltar os pontos fortes no trabalho. As cores bem escolhidas, o traço firme, a composição, noção de perspectiva ou o carisma dos personagens desenhados, etc. Não invente coisas, seja sincero sobre que impressões teve sobre a imagem.

Então comente sobre o que poderia ser melhorado. Se é um artista iniciante, o ideal seria elencar somente os problemas mais gritantes, senão a crítica (mesmo que bem intencionada)  pode desmotivá-lo. Conforme a pessoa estuda e procura aprender mais, aprimorando assim a auto-crítica e auto-analise, ela acaba corrigindo os erros e vícios naturalmente.

Da mesma forma que o comentário breve admirando seu trabalho não deve ser pendurado na parede, cuidado com as críticas: se alguém não deseja a sua evolução, ela não perde tempo comentando seu trabalho. Uma pessoa não gasta seu tempo com uma crítica bem construída a não ser que seja para o crescimento do artista! Afinal, é mais fácil fechar o browser e olhar outra coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário