sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Artigwynho #1 PINGOs


O que raios é PINGO?

PINGO é um estilo particular de boneco que desenvolvi (olho-de-PINGO-e-bochecha-rosada no princípio), caracterizado por olhos simplificados, corpo mais atarracado com pés e mãos grandes e gorduchos.


Qual é a história dos PINGOS?

O estilo de boneco com olhos de pingo é do tempo em que era necessário desenhar bonecos MUITO pequenos nas margens do caderno da escola. Com o tempo esse tipo de rabisco começou a aparecer também em apostilas, livros e outros materiais didáticos — e continua aparecendo em material de palestras e afins.

Infelizmente achei pouca coisa guardada dessa época. O PINGO ainda não era um estilo firme de desenho, era mais um quebra-galho.



Algum tempo depois, queria mandar alguma coisa personalizada e instantânea pro Phan numa noite em que a gente conversava na internet. Desenhei rapidamente dois bonecos numa folha, contornei com caneta PILOT e escaneei. Era o primeiro PINGO de verdade!



Depois disso desenhei todos meus colegas de trabalho nesse mesmo padrão. Como o estilo é bem simplificado, o que os distinguia eram os trejeitos e adereços.

Com o passar do tempo acabei fazendo fanarts de Ragnarök com esse traço, sempre destacando que se tratavam de falsos PINGOs (PINGOs verdadeiros eram de pessoas reais).

O sprite simplificado do jogo contribuiu muito para associar o estilo aos desenhos que fiz sobre o jogo dali por diante.

É um desafio conseguir transmitir emoções com olhos tão simples, portanto, comecei a elaborar mais as imagens, criando poses mais dinâmicas e expressivas.


Existe preconceito com os PINGOs?

Infelizmente, sim.

Algumas pessoas não conseguem compreender a simplicidade dos bonecos, afirmando que os olhos parecem buracos na cabeça. =/ Entretanto, o estilo é bem aceito entre as meninas! s2


O que o futuro reserva aos PINGOs?

Recentemente, retornei aos desenhos de Ragnarök em PINGO, agora liberados também aos fanarts, com o objetivo de desenhar todas as classes já lançadas com essa carinha cor-de-rosa-e-olho-de-pingo. Assim que tiver desenhado todas as classes, farei um artbook com as melhores imagens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário