sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Materiais Exóticos (ou apenas incomuns)


O Limpa Tipo começa assim...


#1 - Limpa Tipos



(borracha maleável, miolo de pão, borracha putty,"kneaded eraser")


O limpa tipos é uma borracha maleável, indicada para o uso de carvão, pastel e lápis macios. Ele absorve o grafite e consegue apagar os traços feitos pelos lápis, apagando falhas ou delimitando áreas de luz.

Devido a sua consistência, pode ser moldado para apagar áreas pequenas ou pequenos detalhes difíceis de alcançar com a borracha convencional, pode ser moldado em uma superfície texturizada e usado como um carimbo ou utilizado para clarear linhas ou sombreamento sem apagá-los completamente.


O material não é muito indicado para apagar grandes áreas, já que se deforma com movimentos mais vigorosos. No entanto, ele pode ser moldado em formato de cilindro e em seguida rolado por cima do papel.

A borracha maleável perde gradualmente sua eficácia e resiliência conforme vai agregando partículas de grafite ou carvão. O ideal é guardá-la isolada dentro de um estojo para que não se suje mais. Para prolongar um pouco sua vida útil, a borracha pode ser virada do avesso, deixando para fora uma superfície menos suja.

...e termina assim.

Por sua característica física, o material é utilizado em algumas ocasiões para modelagem de objetos e,  em casos mais incomuns, para isolamento de peças de computador (embora eu não aconselhe fazer isso em casa!).



Este artigo faz parte de uma sessão nova do TutorialHouse no facebook. Toda sexta-feira será apresentado um material diferente.
Postagem original: https://www.facebook.com/notes/tutorialhouse/materiais-ex%C3%B3ticos-ou-apenas-incomuns/455611084474628

Nenhum comentário:

Postar um comentário