sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Materiais Exóticos (ou apenas incomuns)




#2 - Bico de pena (pen nib)


O bico de pena é uma ferramenta utilizada para escrever, desenhar ou fazer a arte-final de um desenho. O bico de pena destaca-se pela possibilidade de variar a espessura do traço.

Este material consiste numa peça metálica acoplada a suporte semelhante a uma caneta. Ela possuiu um recorte da ponta até um orifício mais ou menos em seu centro, cuja função é reter a tinta e ir despejando-a conforme a pena é pressionada contra o papel.


O bico de pena é utilizado da seguinte maneira: esta ponta metálica é mergulhada num recipiente com tinta (nanquim, por exemplo), tira-se o excesso na  borda do recipiente e em seguida aplica-se sobre o papel. Conforme a pressão, o traço estreita ou alarga. O ideal, como em todos os métodos tradicionais, é testar o bico de pena num pedaço de papel antes de aplicar ao suporte. (A vida não tem Ctrl+Z!)

Há uma certa variedade de bicos de pena, cada um com resultados específicos, mas são três os principais para arte-final/desenho:


1. Maru Pen (Pena Mosquitinho) — algumas vezes a mais fácil de ser encontrada, possui alguma variedade no traço, mas seu forte são as linhas finas;

2. G-Pen — permite um traço bastante variado, de bem fino a muito grosso;

3. Spoon Pen — pouca variação no traço, mas carrega muita tinta, portanto, ideal para quem tem pouca prática;

Atualmente temos diversos programas de computador e tantos outros materiais tradicionais que simulam seu resultado, mas, com alguma prática, é possível fazer linhas com bastante variedade no traço usando apenas o bico de pena.

Embora o principal uso dos bicos de pena hoje em dia seja para desenho ou arte-final, ainda há muitos cursos de caligrafia usando este material. Portanto, é possível procurar por este tipo  site (ou loja) para comprar os bicos de pena na internet.

A Speedball tem a venda kits de bico de pena, comprei um recentemente na Casa do Artista. A G-Pen da foto comprei na Koralle e é do fabricante Leonardt.


Curiosidades


Até mais ou menos metade do século passado o bico de pena ainda era usado para escrever!
Você já deve ter visto em alguns vídeos o pessoal queimando o bico de pena. É apenas uma chamuscada leve para retirar a cera que o fabricante deposita para preservar o metal.


Este artigo faz parte de uma sessão nova do TutorialHouse no facebook. Toda sexta-feira será apresentado um material diferente.
Postagem original: https://www.facebook.com/notes/tutorialhouse/materiais-ex%C3%B3ticos-ou-apenas-incomuns/457834204252316

Nenhum comentário:

Postar um comentário