sexta-feira, 18 de março de 2011

O Príncipe do Best Seller Review


Edit (02/04/2011): A autora não aceita críticas. Recuso-me a ler e recomendar materiais do Estúdio Futago até que adotem uma posição madura com relação ao tema.

Edit² (07/04/2011): As resenhas "polêmicas" foram retiradas do ar. Fãs histéricos alegaram que eu queria visitação no meu blog. Errado: Se eu quisesse tráfego, xingaria uma comunidade de Restart (no Twitter). E se for assim, a quantidade de fãs indignados é tão ridícula que nem alterou as estatísticas daqui. =/
Aqui jaz um review sobre Vitral. O review do Quadrinize! sobre o PBS não deixou nem rastro.

Já tinha visto este título nacional da HQM editora, e por acaso entrei no site do Futago Studio. Pelo que soube, é uma iniciativa da editora de publicar mangás feito por brasileiros. Acabei comprando pra ver. A compra foi tranquila, pelo PagSeguro (equivalente ao PayPal) e hoje recebi o mangá. Ele veio autografado! E com meu nome certo! YAY! \o/
Achei a qualidade do traço muito boa, sem muitas retículas exageradas. É um pouco esquisito os chibis, que ganham orelhas e cauda de bichinho. Deve ser porque eles ficam parecidos em chibi, então precisava de algo que os diferenciasse.
A história achei bem alinhavada e consistente. Afinal, o Prícipe do Best Seller não poderia pecar na parte de roteiro. O texto está perfeitamente adaptado ao público brasileiro, remetendo ao mangá apenas no aspecto visual -- a revista é de trás pra frente, inclusive.
Não sei definir que estilo é, mas me parece um pouco com Ouran Host Club. Um Shonen Ai, eu arriscaria dizer, mas não tenho afinidade com as rotulagens de mangá. -.-

10 comentários:

  1. Oi Gwy. Infelizmente, a pedido da autora, tirei a resenha do ar para tentar preservar uma boa parceria. Se vc reparar bem (se teve tempo de ler a resenha), metade do que dizem ser uma crítica, na verdade não é. Mas, paciencia,né?

    ResponderExcluir
  2. Achei uma resenha bastante imparcial a de vocês.
    Foi uma decepção ter visto esse tipo de comportamento por parte da autora.

    ResponderExcluir
  3. Eu li adorei esse mangá!! Não sei se concordam comigo, mas autores tem direito de pegar mal com algumas resenhas, afinal vcs falam o que bem entendem e ainda cutucam com farpinhas como se as pessoas que fazem mangá nacional tivessem que ser perfeitas logo no primeiro volume. Ela também é gente e tá tentando ganhar a vida com isso, como eu e muita gente que tá começando. Não sei se me entendem, mas os japoneses não leem as resenhas que os brasileiros fazem dos mangás deles. Algumas chegam a chamar os autores de gagás e malucos. Mas o mangá é daqui e acho que devia ter um pouco de respeito da parte de blogueiros que chegam a meter pitaco até nas retículas, como se entendessem mais que a autora. Acho que a autora deve ter pegado mal com termos como "foi infeliz nisso e aquilo".
    Porém, o respeito deve vir da parte de quem faz a resenha e tbém de quem recebe. Ela foi imatura mesmo, mas o autor da resenha da quadinize foi mimado, querendo tudo do jeito dele, preço, lacre, enredo e a culpa foi dele de ter uma expectaviva muito grande com relação ao mangá nacional.

    ResponderExcluir
  4. Discordo.
    A análise foi imparcial. E algumas críticas que você mencionou seriam para a editora e não para o trabalho da autora.
    Acredite, algumas vezes o leitor entende mais do riscado do que o autor do mangá, então não se impressione se ele puder tecer comentários sobre acabamento, retículas e enredo.
    O leitor não é gado pra você empurrar qualquer coisa e pensar que assim está bom.

    ResponderExcluir
  5. Li isso em algum lugar
    "uma crítica trata-se de honestidade, e pode impulsionar-nos a fazer melhor."
    , quando se recebe uma critica não podemos pensar em algo negativo, e sim agradecer pela sugestão de melhora.
    Gabriel isso isso não é desrespeitar e sim ajudar.

    ResponderExcluir
  6. Olá Gwy. Gostaria de esclarecer que eu não pego mal com críticas e resenhas. O que aconteceu foi algo entre eu e o Daniel. Quem pegou mal com a resenha dele foram os meus fãs. Eu retribuí a resenha dele com uma resenha da quadrinize. Pus um link e todos leram a resenha e não gostaram.
    Como tínhamos uma pareceria achei que ele deveria ter me enviado a resenha antes pra eu ler. Assim eu poderia ter esclarecido alguns pontos. Muita gente me envia as resenhas antes, principalmente críticas. Eu dou meu ponto de vista, mas nunca impedi ninguém de publicá-las. Estão no ar até hoje. Porém, os profissionais fizeram resenhas profissionais e os leitores fazem resnehas de fã, independende se tá certo ou não. Essa é a diferença.
    Não pedi pra ele tirar a resenha do site, apenas para tirar do círculo de HQ. Pois não havia combinado isso com ele. Como ele mesmo disse, houve uma falta de comunicação.
    Sei que vc e todos que fazem resenha querem me ajudar. Entretanto, suas opinões são baseadas nas suas próprias referências sobre mangá. Por exemplo, quando vc diz que as retículas estão exageradas, eu suponho que esteja intuindo. Já que nós duas nunca fizemos cursos especializados em reticulagem no Japão pra saber realmente se está exagerado mesmo. Eu leio todas as resenhas sobre meu mangá e alguns dizem que as retículas estão ótimas, outros que está faltando mais e por aí vai. Então, eu concluo que realmente são opiniões pessoais. De que forma isso vai me ajudar de fato? Não sei.
    Porém, eu me cerquei de opiniões profissionais antes de lançar esse mangá, gente que publica com a Marvel, a DC e o conhecido Studio Seasons. E tive consultoria dos editores. Essas pessoas estavam certas porque consegui publicar.
    As opiniões dos leitores é importante, porém não consigo entender algumas coisas muito metafóricas, como o Daniel mesmo fez. Pois a palavra BRIO, que ele usou, nem eu nem os fãs entenderam. Brio significa orgulho. O conteúdo do mangá fez a capa perder o brio. Não entendi. Outra coisa, a rosa no meu mangá é importante e seria um erro eu dar importância a algo que não é de fato.
    Como vc está completamente por fora da situação entre eu e o Daneil, pois tudo se desenrolou por e-mail, não cabe a vc me julgar. Opiniões sobre meu trabalho é uma coisa, opiniões sobre a minha pessoa, sendo que eu nem te conheço, é forçado. Não faça especulações sobre o que eu acho. Sem mais.

    ResponderExcluir
  7. QUEM É VOCê GWY PARA RECOMENDAR ALGO?
    SUA RESENHA AJUDA EM QUE?
    É FACIL QUERER MAIS VISITA PARA ESSE SEU BLOG BESTA USANDO OS OUTROS NÉ?
    ISSO PORQUE EU NÃO GOSTEI DO PRINCIPE DO BEST SELLER, MAS ACHEI ESSA SUA ATITUDE A PIOR DE TODAS.
    PARA DE PUXAR O SACO DOS OUTROS!COMPRAR AS DORES DOS OUTROS! AFF..

    ResponderExcluir
  8. Soni,
    não é um episódio isolado e você sabe disso.

    ResponderExcluir
  9. Blá, blá, blá.
    Seja homem já que sua mãe não foi, Sr. Anônimo.
    E pra quem discorda de tomar as dores dos outros, você está bem envolvido, hein?

    ResponderExcluir
  10. Eu peguei emprestado pra ler e achei uma bosta, minto, bosta seria elogioso. Nem de graça eu volto a ler uma coisa dessas. Tanta gente com material bom querendo publicar e me publicam isso? Um pena.

    ResponderExcluir