sábado, 19 de fevereiro de 2011

Pequeno Guia de Materiais que Costumo Usar VI



Materiais alternativos (alguns)

28. Caneta tinteiro - É um luxo assinar com uma delas. ;) Uso apenas para trabalhos experimentais. A tinta não é a prova d´água, então não se mistura com metade dos materiais que uso.
29. Caneta Bismark Twin- Foi a primeira caneta marcador a base d´água que consegui comprar. As únicas queixas que tenho dela são uma ponta que parece caneta Pilot, a ponta pincel muito grossa e não tem amarelo. =(
30. Caneta Tombow Dual Brush - Caneta tipo marcador a báse dágua. Tem uma ponta fininha tipo canetinha hidrocor e outra tipo pincel. Além de usar pra pintar, uso a preta pra preencher graaaandes áreas escuras.  Dá pra comprar as canetas individulamente. Não tem refil.
31. Pitt Artist Pen da Faber-Castell - Conjunto de canetas com ponta pincel fina em tons de cinza. Pigmento parece ser a prova d´água.
32. Caneta de retroprojetor -  Uma alternativa barata e fácil de achar para arte-final. No entanto, com o tempo ela mancha o papel.
33. Caneta naquim recarregável - Usei essas malditas por muito tempo. Geralmente, faziam uma enorme meleca, se a tinta não fosse de qualidade vazava pela ponta ou encaixes e se ela fosse das mais finas era impossível limpar sem amassar o fiozinho que tem por dentro -- destruindo-as no processo. Prefiro as descartáveis.
34. Caneta Pilot - Pode ser usada também pra preencher áreas grandes na arte-final. É tão barata que você não precisa ter dó de gastar toda ela. E é fácil de achar pra comprar também.
35. Caneta Gel Colorida - Uso pra dar um efeito em desenhos já pintados. Já usei pra detalhes em um desenho impresso, já que minha impressora não trabalha com dourado e prateado.
36. Tinta Nanquim Preta- Também conhecida como tinta china ou indian ink. Serve pra fazer a arte-final. Essa marca eu uso a bastante tempo e gosto dela, é a Talens. O nanquim escolar em geral você pode usar se quiser  curtir uma viagem. Ele fede e tem tanta goma que chega a deixar o papel brilhante. O outro nanquim que uso raramente é da Rembrandt. Prefiro a embalagem da Talens, porque dá pra mergulhar o bico de pena dentro dele sem ter que ficar virando o vidro. Já usei os nanquim da Staedtler e Trident, mas deveriam estar bastante velhos: a tinta sempre se comportava muito mal sobre o papel, como se estivesse muito aguada.
37. Tinta Nanquim Branca - Não sei porque coloquei ela na foto, é uma porcaria.
38. Canetinha Faber-Castell - Usei antes dos marcadores a base d´água. Também é uma alternativa barata para colorir. Único porém é que as cores ficam muito berrantes. Acho que dá pra fazer o truque do pires, mas aguar no papel não dá. Truque do pires: pintar um pires (ou godê) com a canetinha, molhar o pincel , passar no pires e depois no papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário