quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Pequeno Guia de Materiais que Costumo Usar III


Parte III - Materiais que você vai precisar (ou não)

Réguas

22. Réguas de 30 e 50cm - Depende do tamanho da linha que você quer usar. Se a linha for menor que 30cm, dá pra usar essa régua menor com o auxílio dos esquadros mesmo se o papel for maior.
Atenção! Se fizer a linha com tinta, vire a régua no sentido contrário - de forma que os números fiquem invertidos! Isso evita que a tinta se acumule na régua e meleque o papel. E tenha um paninho (ou papel higiênico) ao lado pra tirar a tinta que ficar nela antes de pousá-la no papel de novo.
23. Esquadros - Alinhando-os com a borda do papel, é possível ajeitar a régua e fazer linhas certinhas - como as bordas de um quadro de mangá, por exemplo. Se faz isso encaixando um no outro.
25. Curva Francesa - Creio que é indispensável para quem faz arte-final em papel. Você procura na régua uma curva semelhante a que você vai contornar e usa como uma guia pra que a linha fique firme. Ok. Você pode ser habilidoso e fazer uma curva perfeita sem ela. Mas na hora de desenhar speed lines eu quero ver...
26. Gabaritos - Outra coisa que se mostrou muito útil pra mim, principalmente este de círculos. Este tem um degrauzinho na borda, permitindo que você faça o círculo também com tinta sem borrar o papel.
27. Transferidor - Veio unto com os esquadros. É basicamente o que posso falar dele. Se quiser fazer algo bem preciso, com medição exata dos ângulos, use.

Diversos

24. Estilete - Um estranho no ninho! Com uma régua e uma manta de corte, uso pra cortar papéis no formato que quero. Como atualmente tenho certos problemas nas mãos, uso o pequeno pra quase tudo: abrir embalagens, cortar fita adesiva, etc. Também dá pra apontar lápis ou só moldar a ponta dele com estilete.
24 1/2. Tesoura - Tenho uma para cortes comuns, que é exclusiva pro escritório. É mais fácil do que ter que compartilhar a tesoura da cozinha... Recentemente comprei uma com corte decorado, mas esta é mais pra scrapbook.
24,9. Grudes - Cola, fita adesiva, fita dupla-face e semelhantes. Algumas vezes só um remendo corrige uma arte-final incorreta. Se ele for bem feito, não aparece na cópia ou depois de scaneado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário