quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Pequeno Guia de Materiais que Costumo Usar II


Parte II - Materiais para arte-final

Bico de Pena

13. Pena mosquitinho (maru nib) - Ela é bem fininha, mas dá pra fazer traços com certa variedade. Essa comprei num kit da Speedball.
14. G-Pen (não sei o nome em português) - Permite fazer traços mais espessos e variados. Essa pena foi particularmente cara, mas valeu a pena pois ela tem uma cobertura que impede que enferruje e fica mais fácil retirar toda a tinta. A pena pode ser retirada do corpo.  Este corpo herdei do meu pai dos tempos que ele tinha aula de caligrafia com bico de pena. xD
14a. Corpos sobressalentes - Ocasionalmente uso pra evitar ficar trocando a pena e quebrá-la.
14b. Bicos sobressalente. Esses são os da Speedball que vieram num kit. Já quebrei uma, mas ainda dá pra usar.
14c. Bicos sobressalentes. Do tipo que se compra nas lojas por R$0,50. Eles quebram o galho, mas estragam muito rápido. Na minha mão geralmente ficam tortos e inúteis, então, compro sempre vários.

Canetas

15 e 16. Fude Pen e Pigma Brush da Sakura. Descartáveis com tinta a prova d´água que simulam um pincel. O primeiro tem o traço mais grosso. Uso pra preencher grandes áreas escuras, embora tenha tentado usar pra simular uma arte-final de pincél.
17 e 18. Pigma Micron e UniPin. Canetas descartáveis que vão de espessura de 0,05mm a 0,8mm. Nunca encontrei maior que isso pra vender. Uso pra arte-finalizar linhas, detalhes pequenos e algumas vezes no desenho todo. Arte-finalizando com as canetas, preciso sempre reforçar o traço pra garantir a variedade do traço. Caso contrário o desenho fica plano e sem sal.
19.  Pentel Tradio Pula Men Pen - Uma caneta com ponta tipo pincel, mas bem diferente da fude pen ou pigma brush. Ela é recarregável, até onde sei, mas a tinta costuma borrar. É como uma caneta tinteiro, mas sem ponta de metal. Uso pra trabalhos experimentais apenas.
20. Caneta Branca Gel Uni-ball - Tenho usado como corretivo, mas ela pode ser largamente usada para adicionar detalhes numa imagem colorida tradicionalmente.

Diversos

12. Tira-linhas - Herdei do meu pai. Hoje em dia foi substituído por canetas nanquim recarregáveis e descartáveis. A porquinha ali em cima regula a abertura e aumenta a espessura da linha.
21. Tinta Acrílica Branca Acrilex - Uso como corretivo também, já que o nanquim branco pra mim não funciona. Até eu encontrar uma sugestão melhor, vou usando esta mesmo.

2 comentários:

  1. poederia me informar como encontrar uma G Pen eu nao consigo achar em lugar algum se puder me ajudar agradeço muito!!!

    ResponderExcluir
  2. A minha comprei aqui: http://www.koralle.com.br/detalhe_do_produto.asp?id=71821

    ResponderExcluir