segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Pequeno Guia de Materiais que Costumo Usar I


Parte I - Material básico para desenho


Papel (item 00 porque não tirei foto dele)

Para rascunho, um papel sulfite comum tamanho A4 ou mesmo ofício está bom. Eu costumo reaproveitar papéis com impressão errada para economizar. Caderninhos de desenho também são muito bons pra rabiscar.  É  legal levar um sempre junto pra desenhar na hora que der vontade.
Usando uma mesa de luz é possível transferir o esboço para o papel final. O tipo de papel depende do  que pretendo aplicar. Quanto maior a gramatura, mais grosso o papel. Ele tende a ficar menos enrrugado quando colocar uma tinta aguada como a aquarela por cima, mas até pra isso existem papéis especiais. Pra arte-final em papel e pintura no computador, tenho usado o papel Layout da Canson - Linha Estudante. Ele é bem liso e se dá bem com a lapiseira e caneta descartável. Ocasionalmente uso um papel de 200 g/m² (deve ser da Canson, mas está perdido no meio das minhas coisas).

Lapiseiras

1. Pentel 0.5 - Com um grafite 3B nela, uso pra definir o que vai ser arte-finalizado. O traço fica bem forte e é bem macio pra rabiscar.
2 e 3. Vision 0.5 e Pentel 0.7 - Com grafite comum. Uso mais para escrever, fazer detalhes pequenos e traçar retas.
4. Lápis Presto Comum - Gosto de variar o material de desenho. Além disso, em dia de RPG as lapiseiras sempre parecem insuficientes na hora de pintar bolinhas na ficha. -.-

Lápis

5. Lápis 3B - Como ele é frágil e suja bastante, uso a tampinha de metal. Serve pra esboços realmente rápidos, como estudos de figura humana.
6. Lápis de cor azul - Experiência própria, não recomendo a maioria das cargas coloridas de lapiseira, principalmente as 0.5. O grafite quebra o tempo todo, fazendo-me perder tempo e paciência enquanto desenho. Eu uso o meu lápis aquarelável, mas poderia ser um lápis ordinário também.
7. Esfuminho - Pra desenhos a grafite.  Substitui o dedo na hora de espalhar o grafite sobre o desenho. Assim ele não fica melecado e com impressões digitais. Também pode ser substituído por uma dedo coberto por papel higiênico. Sério. Evitem colocar os dedos sobre qualquer trabalho feito pelos métodos tradicionais.

Borrachas

8. Borracha da Pentel em forma de caneta - Eu usava uma outra mais comum, mas além da borracha ser de péssima qualidade, o mecanismo era falho e a carga ficava voltando pra dentro da caneta. Essa tem uma trava que regula a exposição da carga. Uso quando saio, pois é mais fácil de transportar e não perder/cair/sair rolando.
9. Elastomer Erase  Tombow 2.3 - Borracha extremamente útil para apagar detalhes pequenos e para uso técnico (apagar linhas, por exemplo). Uso só na confecção de páginas de quadrinho/mangá/comic.
10. Borracha Tombow - A borracha plástica é muito boa pra apagar deixando pouca sujeira sobre o desenho, já que os farelos se amontoam. Ela tem uma capinha de papel que evita que a borracha suje. Assim, conforme ela vai gastando, é só cortar o papel no tamanho dela.
Borracha da Pentel - Esta  é menor e mais macia do que a Tombow. Eu acabo usando esta pra detalhes menores e a outra pra apagar grandes áreas. Ela vem com o papel ao redor, mas está bem gasta a minha, coitada...
11. Borracha maleável (outrora conhecida como limpa-tipos) - É uma massinha que uso pra retirar um pouco do grafite sobre o papel. Na verdade, se usar ela depois de apagar, o papel fica quase como novo. É bastante durável, é só virar do avesso quando estiver muito suja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário