terça-feira, 24 de maio de 2011

Desenvolvendo a história


"Começar uma historia não é tão difícil, o complicado mesmo, é mantê-la e concluí-la sem perder o controle... algum artigo ou dica sobre como desenvolver/concluir uma historia!?" (Mari-Youko-sama)
É importante saber qual é o tamanho do trabalho que você irá realizar, seja um livro ou mangá/comic. Estipule sua meta para saber até onde precisa desenvolver os trechos da estrutura. Eu costumo fazer primeiro a conclusão, para saber exatamente onde a história termina e como. Assim é mais fácil fazer o miolo.
A história pode ser planejada em 4 partes:
1. Apresentação (Introdução);
2. Confrontação 1 (ou desenvolvimento 1);
3. Confrontação 2 (ou desenvolvimento 2) e;
4. Resolução (Conclusão).
A receita básica da redação de vestibular, pra quem já passou por isso. Apesar de me trazer péssimas lembranças é extremamente útil.
Vou por aqui um diagrama que tirei das aulas de roteiro do Zap!HQ que me ajudou bastante:
Fonte: Zap! HQ


Veja ali a apresentação (que corresponde a 25% do tamanho total do trabalho), a confrontação (50%, mas que pode ser feita em duas partes de 25% cada) e a resolução (25%). Se o seu mangá/comic vai ter 60 páginas, as 15 primeiras serão a apresentação, as 30 seguintes a confrontação e as 15 a seguir a resolução.
Na apresentação, você irá fazer nada mais que apresentar o cenário, os personagens e o gancho para o confronto. Personagem acomodado não faz história, sem incomodação nada acontece. Esse evento, esse gancho para a ação da historia, é o Ponto de Virada 1 mostrado no esquema. A confrontação é como o(s) personagem(ns) lida(m) com este conflito. Não precisa ser uma batalha, como a invasão do Santuário ou da Terra, pode ser a hipoteca da casa vencida, um acidente antes da competição de ginástica ou qualquer evento que faça o personagem ter que agir ou sair da sua rotina. O Ponto de Virada 2 é um evento que encaminhe a história para sua conclusão. Um golpe final, o apoio inesperado de um amigo, um casamento, vai depender do seu tema. A resolução serve para arrematar todas as tramas e eventos cuja função não havia sido explicada antes.
Num mangá, é importante ter os personagens bem definidos com relação a personalidade. isso vai ajudar a encaixá-los na trama, para que nenhum fique inútil. Tudo na história precisa ser um objetivo, não dá pra por encheção de lingüiça só porque você acha que ficaria legal, a menos que isso sirva pra mostrar algo importante ao leitor. Se ele terminar de ler seu mangá e tiver que analisar a relevância de determinada cena, vai se sentir frustrado. Isso pode ser usado como gancho para outro volume da história mas o ideal é que todas as pontas sejam atadas dentro dessas 60 páginas.
E o mais importante é escrever e reescrever. Um texto bom não é aquele que agrada somente seus parentes e amigos. Seja rígido, tenha alguém pra ler seu trabalho e avaliar a clareza do que você tentou exprimir. Se sentir que tem que refazer, então refaça e não remende. Mesmo dispondo de um editor de texto, um texto repensado e reescrito fica muito mais claro.
Aqui o link das aulas de roteiro do Zap! HQ:
http://zaphq.wordpress.com/2010/07/26/todas-as-aulas-de-roteiro-ate-o-momento/
Aqui o texto traduzido de roteiro de mangá por Kita-Angel:
http://tutorialhouse.deviantart.com/blog/34780977/
Nem preciso dizer que a leitura é obrigatória para quem quer criar algo consistente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário