domingo, 22 de maio de 2011

Diferenças entre mangá e comic


Iniciei uma enquete na minha página do DeviantArt sobre tópicos de mangá/comics a desenvolver na forma de artigos. Este é o primeiro da série.

"Principais dificuldades de quem desenha mangá vai sentir ao desenhar comics" (Yanatsu)

Como, em essência, todos são parecidos, é comum referir-me ao assunto como mangá/comic/HQ.
Tanto o comic quanto o mangá são formas de contar uma história em uma série de imagens. A diferença básica talvez seja o estilo de desenho e a forma como os personagens são criados e desenvolvidos.
É comum um herói de mangá ser uma pessoa normal, com todos os defeitos e vícios de um humano ordinário, ao contrário de muitos heróis de capa esvoaçante (e cueca por cima da roupa) bastante comuns nos comics.
O mangá tem uma liberdade maior com relação a disposição dos quadros e suas bordas, algumas vezes inexistentes numa página inteira. No comic, esta borda é regular e visível na maioria das vezes.
Quanto a história, um mangá é planejado com um objetivo final, o que não ocorre com personagens de grandes editoras de comics como Marvel e DC.
Caso o desenhista apenas saiba desenhar uma figura estilizada (como é comum no mangá propriamente dito) ele vai sofrer muito para se adaptar a outros estilos de desenho da figura humana. Por isso, é muito importante aprender a representar a figura humana de forma acadêmica (anatomicamente correta) e só depois de dominar e compreender bem esta tarefa é que se parte para a forma estilizada/simplificada.
Cueca por cima da roupa é obviamente uma generalização, afinal, há muitos outros títulos muito mais sérios fora do eixo Marvel-DC.  Clicando na imagem do Superman vs. Goku leva a uma artigo interessante sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário